O pastor e escritor John Piper abordou um tema delicado: o equilíbrio entre o cuidado com a aparência física e a prevenção da idolatria da imagem. Em sua participação no podcast “Ask Pastor John”, ele respondeu a dúvidas sobre se seria pecado gostar da própria aparência ao manter hábitos saudáveis e como lidar com as mudanças no corpo.
Piper salientou que a obsessão com a aparência já é reconhecida como problemática até mesmo fora do contexto religioso, citando o termo “narcisismo” como um exemplo. Para os cristãos que enfrentam essa luta, ele aconselha uma mudança de foco, direcionando a atenção para o próximo.
“Esteja presente como pessoa – na forma como você se veste, fala e age em público – interessado nos outros, em vez de se apresentar como uma aparência, preocupado com como você é visto”, enfatizou Piper. Ele defende que a prioridade deve ser a saúde, a beleza e a atratividade do caráter, em vez da mera forma física.
O pastor explicou que a forma como os cristãos se apresentam externamente não deve se tornar o centro das atenções, seja por extravagância ou negligência. “Vamos buscar nos vestir, agir e falar em público de uma forma que não coloque obstáculos para outra pessoa em relação a Cristo, ao Evangelho ou à Igreja”, aconselhou. Isso implica em evitar qualquer atitude que grite “Olhe para mim” de maneira sexual ou exibicionista.
Ele acrescentou que evitar ser um obstáculo também exige o oposto do exibicionismo: fugir do desleixo. Afinal, existe uma expectativa de que os cristãos sejam asseados e limpos. Da mesma forma, é importante evitar estilos que se destacam por serem excessivamente modernos ou antiquados, atraindo elogios ou críticas desnecessárias. A aparência física não deve ser o foco principal, seja por exuberância ou descuido.
Piper mencionou Provérbios 11:22, que compara uma mulher bonita sem discrição a um anel de ouro no focinho de um porco, para reforçar que a beleza de uma mulher cristã deve vir acompanhada de modéstia, discrição, caráter e sabedoria. Ele enfatizou que as mães têm a responsabilidade de ensinar isso às filhas, pois o mundo tentará convencê-las de que existe apenas uma forma de serem atraentes, que é seguindo os padrões seculares.
O líder religioso concluiu ressaltando que cuidar do corpo e da saúde não é pecado, e que tudo deve ser feito para a glória de Deus. “Faça seus exercícios, coma bem, se vista de forma simples e depois esqueça de si mesmo no serviço aos outros por causa de Jesus”, declarou.
Fonte: piauinoticiasgospel.com.br