Catedrais e igrejas em todo o Reino Unido estão celebrando o Advento com mercados festivos, serviços de cânticos natalinos e eventos comunitários. De barracas de artesanato a imponentes coroas do Advento, elas se preparam para receber milhares de visitantes e apoiar artesãos e comerciantes locais, compartilhando a história cristã no coração da temporada.
Em todo o país, os arredores das catedrais foram transformados em centros de atividade sazonal. Muitas igrejas tradicionalmente relatam recordes de público este ano, à medida que as pessoas participam de serviços natalinos ou se reúnem para examinar produtos artesanais, provar guloseimas de inverno e participar de atividades familiares.
Na Catedral de Chelmsford, o Mercado de Natal deste ano, em 6 de dezembro, apresentará artesãos locais sob o mural da Árvore da Vida da catedral, com um café pop-up para os visitantes. Mais de 40 expositores independentes estarão presentes na Catedral de Hereford em 13 de dezembro, onde a Deã, Sarah Brown, liderará cantos natalinos comunitários perto da catedral.
Na Cornualha, a Catedral de Truro continua sua série dupla de mercados, incluindo o “Made in Cornwall: Cathedral Christmas Market”, que atrai visitantes de todo o condado a cada ano. A feira da Catedral de Portsmouth, em 6 de dezembro, contará com sorteios, brinquedos, uma tômbola de chocolate e outras guloseimas, com “Carols on the Green” ocorrendo mais tarde no mesmo dia como parte dos esforços de arrecadação de fundos da catedral.
Em Birmingham, um escorrega em espiral, um passeio familiar de Árvore de Natal e um grande mercado de artesanato alinham a Praça da Catedral. Mais de 60 comerciantes locais estão envolvidos, e 10 instituições de caridade regionais estão usando o chalé de caridade dedicado da catedral para gerar conscientização e arrecadar fundos.
Vários grandes mercados foram abertos no final de novembro, atraindo números extraordinários. Do mercado de produtores locais de Coventry à movimentada feira da Catedral de St Davids, com mais de 45 barracas, apresentações de corais galeses e catering durante todo o dia, a mensagem é a mesma: as igrejas estão colocando a comunidade no coração do Natal. A Catedral de St Edmundsbury recebeu mais de 50 expositores durante o último fim de semana de novembro, com entretenimento ao vivo todos os dias.
Seja apoiando empresas locais, promovendo celebrações familiares ou oferecendo momentos de adoração e paz, as catedrais estão convidando pessoas de todas as origens a entrar e participar.
Em Devon, o Mercado de Natal da Catedral de Exeter, que dura um mês, já atraiu visitantes aos seus chalés cintilantes. O Deão, Jonathan Greener, observou que o mercado não apenas apoia as empresas locais, mas traz centenas de milhares de pessoas para o centro da cidade. “Tornou-se uma parte essencial do Natal de Exeter”, disse ele. “Da última vez que contamos, calculamos que o Mercado atraiu 600.000 visitantes e injetou cerca de 30 milhões de libras em atividade comercial no centro da cidade”, acrescentou. Os visitantes também são incentivados a explorar a catedral, que não cobra a taxa de entrada usual enquanto o mercado está em funcionamento.
Enquanto isso, o mercado da Catedral de Winchester, frequentemente considerado um dos melhores da Europa, espera mais de 110.000 visitantes e atribuiu especial importância à sustentabilidade este ano. A Feira de Alimentos e Presentes de Natal da Catedral de Ely recebeu mais de 16.000 visitantes no último fim de semana, completa com uma roda de observação medindo 35 metros, oferecendo vistas panorâmicas da catedral e dos Fens circundantes. A Catedral de Canterbury abriu seu extenso mercado em 15 de novembro com mais de 170 expositores em vários locais da cidade – agora entre os maiores mercados de Natal do Reino Unido.
Em meio às festividades, os deões da catedral enfatizaram o significado mais profundo do Advento, incentivando os visitantes a redescobrir o significado do Natal além dos enfeites.
Fonte: www.christiantoday.com